Glossário

Neoprene

Extremamente flexível, com excelente resistência ao contato com produtos químicos, neoprene é um polímero multi-propósito excelente. Neoprene oferece boa resistência química a ácidos, álcalis, óleos, graxas, álcool, produtos petrolíferos, cetonas, solventes alifáticos e de numerosos gases e vapores industriais). Além disso, é um material flexível permitindo destreza e conforto.

Tem excelentes propriedades térmicas, com isolamento de contato (quente ou frio), e resistência ao fogo (adequado para aplicações em proximidade às chamas). Ele também tem lonfa durabilidade, uma vez que não sofrem de qualquer deterioração, devido a exposição prolongada à luz, ozono UV, etc.

Por outro lado, devemos salientar que neoprene tem pobres propriedades mecânicas, quando muito estressado em ambientes químicos. Nestas condições, uma luva espessa com um forro de algodão é recomendado, uma vez que este reforça as propriedades mecânicas da luva, e portanto, a sua durabilidade. Neoprene não é apropriado para um contacto prolongado com ácidos oxidantes fortes e solventes aromáticos ou clorados, uma vez que estes danificam rapidademente o neoprene.