Proteção química

Perigos químicos não se limitam à indústria química. Muitas pessoas em uma variedade de setores são confrontados com os riscos químicos na manipulação de produtos menos agressivos, tais como óleos, ácidos, solventes, etc Mais de 100.000substâncias químicas são agora classificados, e podem ser identificados, devido aos seus números exclusivos de CA.

Escolhendo uma luva que irá fornecer a protecção apropriado para cada aplicação éuma tarefa complexa, exigindo a consideração de um certo número de parâmetros, tais como: a família química do produto tratado, o tempo de contacto, o nível de destrezanecessário, o associado riscos, etc.

A fim de satisfazer a diversidade de situações perigosas que existem, a Mapa Professionnel propoe uma vasta gama de luvas de protecção concebidos usando polímeros, que, devido à sua natureza intrínseca, terá um comportamento diferente em relação ao produto químico mesmo.

Seleccione a luva mais adequada às suas necessidades:

Identifique a família de produtos químicos a que pertence a substância que está a manipular. Pode utilizar a ficha de dados de segurança do material fornecida pelo fabricante de produtos químicos para o ajudar a identificar esta família. (a principal componente da substância deverá indicar a família correcta).
Determine o material de protecção mais adequado para a sua aplicação específica.

Sabia que?

Para caracterizar o desempenho dos elastómeros e plásticos utilizados para fabricar luvas de segurança, são realizados testes para determinar o comportamento dos materiais quando confrontados com as diversas famílias de produtos químicos. Os testes medem:

O tempo de permeação para determinado produto químico, ou seja, o tempo que demora o produto químico para penetrar na luva a um nível molecular. Em determinados casos, não existe qualquer deterioração visível da luva.

O índice de degradação da luva em contacto com determinado produto químico, ou seja, o grau de deterioração da luva evidenciado por uma alteração das suas propriedades físicas (por exemplo, amolecimento, endurecimento, etc.).

A MAPA Professionnel considera esses diferentes parâmetros para determinar o desempenho relativo das diferentes famílias de luvas, ajudando-o assim a fazer a melhor escolha possível.