O que é a norma EN 388?

Esta norma se aplica a luvas que protegem contra riscos mecânicos, inclusive abrasão, corte, rasgo e perfuração. Foi necessário revisar a norma pois o teste de resistência de corte (Couptest) não permitia que o desempenho de luvas de alta resistência fosse qualificado corretamente.

As alterações relacionadas a resistência de corte

Antes

O método para avaliação de resistência de corte de luvas era o Couptest. O método que mede o número de ciclos (pra frente e para trás) para corte de amostra em baixa pressão (5N/ aproximadamente 500g).

Agora

O método Couptest se tornou mais confiável com controle melhorado da lâmina. Se o material da luva cegar a lamina, então o teste de referência se torna EN ISO 13997. Um quinto dígito sob o pictograma é criado para indicar o nível de corte de acordo com o teste ISO 13997. Se não houver perda de corte da lâmina, o teste Couptest permanece como teste de referência; contudo o nível de desempenho de acordo com o teste ISO 13997 pode ser relatado. Mapa Professional já estava usando um teste mais adequado para caracterizar as luvas com alta resistência a corte, o teste ISO 13997.

Atualização do teste de resistência a abrasão

 O teste de abrasão é realizado com um papel abrasivo novo (Klingspor PL31B granulação 180), que é o papel de qualidade mais confiável do que o usado antes.                                                 

Novo: proteção contra impactos

Novo teste de acordo com norma EN 13594: 2015 que permite reivindicar proteção contra impactos. Se a luva passar no teste, a letra «P» é adicionada após os cinco dígitos abaixo do pictograma.

Quais são os níveis de desempenho para cada teste ?

Download do documento

Revisão da norma EN 388

Descarregar

Para nos contactar

If you would like to ask us a commercial question about our products or if you would like to have more technical information about our gloves and their use, please fill out one of the forms proposed below.